Outros Pontos de Interesse na Região

Sé Catedral da Guarda - Casa Sobreira da Silva

Sé Catedral da Guarda

“Localizada na principal praça do centro histórico da cidade da Guarda, as qualidades construtivas e estéticas da Sé Catedral da Guarda, classificada como Monumento Nacional, fazem desta um dos maiores monumentos de toda a história da arquitetura portuguesa”
Passadiços do Mondego - Casa Sobreira da Silva

Passadiços do Mondego

“Os Passadiços do Mondego situam-se ao longo do concelho da Guarda e estão inseridos num território conhecido pela UNESCO como Geopark Estrela. O trajeto, de beleza exuberante, conta com cerca de 12km e proporciona aos caminhantes paisagens de cortar a respiração e integra zonas de travessias, passadiços e pontes suspensas”
Torre de Menagem - Casa Sobreira da Silva

Torre de Menagem

“Do primitivo castelo, de planta pentagonal irregular, resta a Torre de Menagem, símbolo da passagem de reis e da defesa do reino contra Castela. Situada no ponto mais alto da cidade, a 1056 metros de altitude, oferece uma deslumbrante perspetiva da cidade da Guarda e de toda a região envolvente”
Bairro Judaico - Casa Sobreira da Silva

Bairro Judaico

“A presença judaica na Guarda está documentada desde o século XIII e seria umas das mais importantes da Beira interior. A Sinagoga, instalada numa habitação aforada ao monarca, constitui uma das mais importantes referências. Lá desenrolavam algumas das atividades mais importantes da comunidade, destinando-se a práticas religiosas, onde poderiam ocorrer atividades de foro educativo e até judicial”
Praia Fluvial de Aldeia Viçosa - Casa Sobreira da Silva

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

“Em pleno Parque Natural, a praia fluvial de Aldeia Viçosa continua a receber, todos os anos, milhares de banhistas atraídos pela qualidade que as águas do rio Mondego oferecem na zona, pela magnífica vista sobre o Vale do Mondego e pela imensa biodiversidade do Parque Natural da Serra da Estrela”
Teatro Municipal da Guarda - Casa Sobreira da Silva

TMG - Teatro Municipal da Guarda

“Desde espetáculos de rua, às visitas teatralizadas ao centro histórico da cidade e às exposições temporárias na Galeria de Arte, o TMG, estabelece-se como um espaço amplo e moderno de divulgação e promoção de eventos culturais, contando já com mais de oito séculos de existência”
Aldeias Históricas - Casa Sobreira da Silva

Castelo Rodrigo

“Castelo Rodrigo é uma das mais belas Aldeias Históricas de Portugal. A monumentalidade está presente em toda a aldeia, não podendo deixar de visitar o Palácio Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos”

Mosteiro Santa Maria de Aguiar

“Considerado Monumento Nacional em 17 de dezembro de 1932, o Mosteiro Santa Maria de Aguiar predomina no estilo românico e gótico. Do Claustro construído posteriormente à igreja, resta a sala da Capítulo. A Igreja constitui-se, nos dias de hoje, uma das mais bem conservadas igrejas da Ordem de Cister em Portugal”

Barragem de St. ª Maria de Aguiar

“Localizada no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, a ribeira de Aguiar, conta com um magnifico espelho de água e com uma imensa diversidade da fauna e flora. A barragem, situada nas proximidades da abadia cisterciense de Santa Maria de Aguiar, é por excelência um lugar de interesse paisagístico.”

Paços do Município

“Contruída no final do século XIX, a obra possui uma bela coleção de azulejos que retratam a vida dos figueirenses, assim como as vistas do Convento de Santa Maria de Aguiar. O largo Dr. Vilhena é uma primitiva homenagem à Cegonha, animal muito acarinhado pelos figueirenses”

Igreja Matriz

“A Igreja Matriz, datada do século XVII, apresenta algumas características românicas, destacando-se a fachada barroca virada para um amplo adro. A sua maior atração é o Coro que senta num arco abatido constituído por 26 pedras em forma de “S”, à exceção da central que se assemelha a um coração, sendo o único coro deste género em Portugal”

Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

“Este espaço museológico convida-o a reavivar a memória de um dos acontecimentos militares mais decisivos e importantes da Guerra da Restauração, a Batalha de Castelo Rodrigo, onde travaram e celebraram a vitória militar que permitiu a consolidação da Independência do nosso país”

Serra da Marofa

“Localizada a 977 metros de altitude, a Serra da Marofa, assume-se como um miradouro natural de cortar a respiração. É do alto da Serra que pode vislumbrar um imenso céu azul, um vasto arvoredo, as magnificas vinhas e os extensos campos que se prologam por vários quilómetros”

Miradouro da faia

“Localizado na Faia, concelho de Pinhel, este Miradouro integra o projeto “Ver e Sentir o Falcão” e complementa a construção da Falcoaria construída em Pinhel, junto ao Castelo e, agrega-se com os outros miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados por caminhos a percorrer a pé a par da Natureza”

Castelo de Pinhel

“O Castelo de Pinhel, de que se destacam as duas torres Medievais, foi valorizado com a instalação de um Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel em que se procura dar a conhecer os factos e as personalidades que marcaram a História local e nacional, mas também os pormenores relacionados com o próprio Castelo, considerado Monumento Nacional”

Torres do Castelo

“As Torres do Castelo fazem parte de uma estrutura defensiva medieval que assumiu um papel fundamental, até á assinatura do Tratado de Alcanizes, dada a proximidade com o Reino de Castela e Leão. A Torre Norte ou Torre de Menagem foi erguida durante o século XVI, aquando do reinado de D. Manuel I. A Torre Sul, também conhecida como torre prisão, foi erguida nos séculos XIII/XIV e é utilizada atualmente para exposições temporárias”

Pelourinho

“Símbolo de autonomia administrativa e um dos mais importantes monumentos da cidade de Pinhel, o pelourinho de gaiola, de estilo manuelino, situa-se no centro da Praça Sacadura Cabral. Em 1910, o Pelourinho de Pinhel foi classificado como Monumento Nacional”

Capela de Santa Rita

“Mandada edificar por Manuel Falcão, a sua inscrição datada de 1640 ainda é visível na capela. Situada em frente à cadeia da época, a porta principal era voltada para sul de forma que os prisioneiros pudessem assistir às cerimónias de culto.”

Castelo Celorico da Beira

“O Castelo de Celorico da Beira, erguido a 550 metros acima do nível do mar, caracteriza-se por ser românico-gótico e remete para uma ocupação prévia à Idade Média, corroborada pelo facto de no local existir uma epígrafe votiva de época romana, consagrada uma divindade pré-romana.”

Torre do Relógio

“A Torre do Relógio, datada do século XVII, está localizada em pleno centro histórico de Celorico da Beira, junto á Praça 5 de Outubro. Devido à sua grande devastação, tem sido requalificada com vista a recuperar o relógio e a tornar a Torre do Relógio num espaço cultural”

Museu do Agricultor e do Queijo

“O Museu do Agricultor e do Queijo, inaugurado em 2006, foi construído sobre forma de homenagem ao pastor/agricultor, tendo subjacente uma “rota” do Queijo da Serra da Estrela, com possível visita a uma Queijaria Artesanal. Para além da boa gastronomia constitui também a memória de velhos tempos”

Casa do Mundo Rural de Prados

“A Casa de Prados, retrata uma época em que a agricultura e consequentemente a pastorícia eram as principais atividades económicas, exercendo uma economia de autossubsistência. Este núcleo museológico remete-nos para uma experiência histórica, que nos faz questionar como seria viver numa geração onde não havia água canalizada, luz elétrica ou até uma casa de banho dentro de casa”

Castelo de Linhares da Beira

“Situado a uma altitude de 809 metros, nos contrafortes da Serra da Estrela, encontramos o castelo medieval de Linhares, castro ocupado por romanos e destruído pelos Mouros, no século IX. As suas torres, moldadas no granito da Serra, contam com belíssimas montanhas a fazer de pano de fundo”

Parapente em Linhares da Beira

“Considerada por muitos a “Capital do Parapente”, Linhares da Beira oferece condições únicas para a prática deste desporto de aventura, durante todo o ano. Destaca-se ainda a realização do Festival Internacional de Parapente e da Liga Nacional de Parapente. onde os paraquedistas voltam a multicolorir o céu de Linhares da Beira”

Castelo de Trancoso

“A cidade de Trancoso conserva um dos mais expressivos Centros Históricos do país. A sua beleza histórica é complementada pelo encantador castelo de estilo medieval, classificado como Monumento Nacional desde 1921, e pelas muralhas, de época dionisiana, que ainda hoje o rodeiam.”

Portas do padro

“Semelhantes às Portas d’ El Rei e à Porta do Carvalho, as Portas do Prado, de estilo gótico, estão integradas nas muralhas que circundam Trancoso e diferenciam-se das outras por terem de ambos os lados da face inferior duas guaritas. Passando pelas Portas do Prado e subindo as muralhas por uma escada é possível vislumbrar-se com a cidade e o centro histórico”

Pelourinho Manuelino

“Considerado Monumento Nacional, desde 1910, o Pelourinho Manuelino de Trancoso é representado através de um fuste, facetado sobre quatro degraus e formado por colunelos que compõem uma gaiola octogonal. Símbolo da autoridade, justiça e autonomia municipal, o Pelourinho foi edificado no principal espaço público da vila”

Fonte Nova

“Localizada no exterior das muralhas, a Fonte Nova, é um Chafariz construído em estilo renascentista, constituído por duas bicas e um bebedouro de animais, datado de 1589. Na base de uma das colunas podemos constatar ainda a inscrição “Deus ajuda-me”, feita por Santana Dionísio”

© Copyright  Casa Sobreira da Silva  – All rights reserved | Powered by WebIQ